dash

sábado, 31 de julho de 2010

Hipocrisia à brasileira

Eu já tinha postado no meu twitter sobre esse assunto mas eu to empolgado para postar aqui.

Recentemente foi divulgado uma pesquisa que mostrou o óbvio: o Brasil é um dos países mais desiguais da America do Sul. Um brasileiro não precisaria de uma pesquisa que custasse milhões em dinheiro gasto em pessoal e material para pesquisa só pra saber que essa porra aqui tá crítica de se viver. Temos que resalvar que nos últimos anos o brasil tem melhorado na condição de vida, tem permitido mobilidade social, mas o que não se permite aqui é vergonha na cara.

Não é de hoje que vejo nos blogs, orkut, twitter e outras redes sociais comunidades zuando alguns lugares do país, algumas pessoas ou os pretos. Nessas horas todo mundo argumenta que é só uma brincadeira de leve e que não há preconceito e que somos todos irmãos.

Tá certo.

Mas o engraçado é que quando resolvem zuar conosco, ninguém gosta. Claro! Quem que vai gostar de ser zuado? Nínguém. O problema não tá no gostar ou deixar de gostar, mas sim nos argumentos usados contra a zuação e no coitadismo que parece ser de sangue. Zuar brasileiro é pecado. Stallone que o diga.

Recentemente o ator e diretor sofreu com o movimento "CALA BOCA STALONE!" por ter feito um comentário sobre o brasil. Robin Williams também foi outro que sofreu na unha brazuca por ter dito no programa de david letterman que o brasil só ganhou a sede das olimpíadas por ter levado drogas e putas.

Mas dentro do território tupiniquim as coisas são diferentes. Em são paulo todos que vem do nordeste são bahianos (escrito com H ainda =/); no rio de janeiro os nordestinos são paraíbas; lembro também que existe a ideia de que baiano é preguiçoso, gaúcho é viado, cearense tem cabeção e só sabe fazer humor; preto aqui sofre. Mas por que ninguém faz movimento nas redes sociais contra essas "brincadeiras"? Por que podemos curtir com a cara dos nossos irmãos mas os outros de fora não? Aliás, muito do que é dito aqui, mesmo em tom de ironia (que esconde a verdade, claro) ou de brincadeira tem um fundo de verdade. Então por que essa zuada toda? ninguém pode ser zuado não?

Existe aquele velho ditado popular: "quem com ferro fere, com ferro será ferido" também tem outro que diz "pimenta nos olhos dos outros é refresco". Se vai zuar, fique ciente que será zuando também, se vai humilhar, vai ser humilhado também. Deixemos dessa hipocrisia e vamos ser felizes.

Fica a dica